Thursday, August 13, 2015

Alerta para usuarios do Waze para evitar a zona de Rodizio

Esta semana uma nova versao do Waze, que considera a zona de Rodizio em Sao Paulo foi lançado. Sao Paulo é a primeia cidade no mundo onde esta funçao esta implementada.

Aparentemente esta implementaçao conta com algumas falhas, que provavelmente serao corrigidas rapidamente, mas que vale a pena comentar aqui:

Observação e alerta para os usuário do Waze em dia de Rodizio:

A Waze possui dois mecanismos para achar um caminho. Offline e Online. Mesmo sem obter contato com o servidor o Waze consegue achar um caminho pelo roteamento Offline.
Neste caso aparentemente sem considerar as informações do transito, mas somente o mapa básico ja carregado (Offline). Por isso que, as vezes, a janela de Buscando Rota aparece duas vezes, onde a segunda vez é resultado do contato com o servidor no modo Online. Isto na tentativa de acelerar a apresentação da primeira rota ao usuário para não entrar numa rota errada enquanto o app comunica com o servidor.

No caso de desviar da rota, o modo Offline indica rapidamente uma alternativa. Parece que a regra do Rodizio NAO esta carregada no mapa residente no app (Offline). Isto quer dizer que roteameno Offline NAO considera Rodizio! Isso quer dizer que um re-roteamento pode resultar numa rota que fere o Rodizio.

O Waze tambem possui um algoritmo de otimiçanao de rota, que durante a navegaçao aparece como uma janela verde anunciando uma rota mais rapida. Esta funçao, por enquando tambem NAO considera a area de Rodizio e no meu caso propoe melhorar o tempo em 35 minutos, mas furando com o Rodizio.

Imagino que isso vai ser corrigido mas proximas semanas. Enquando isso: Se o Waze fizer correçoes significativas para a sua rota, pede para refazer o roteamento pela lista dos últimos destinos que fica registra na lista dos destinos. Nao precisa cancelar a rota ativa, apenas responde sim para a pergunta sobre rota nova ou destino adicional.

Incomoda um pouco mas resolve por enquanto.